quinta-feira, 11 de junho de 2009

Eu namoro, Tu Namoras?

Pomerade: Marc Chagall

''Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabira, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil. Mas namorado mesmo é muito difícil''. (Artur da Távola)



E não é que ele está certo? A quem jure que tem o que comemorar hoje, que encontrou namorado/a, que não estará sozinha ou sozinho esse ano só porque tem alguém para apresentar aos amigos ou quem sabe para duas vezes por semana tirar o atraso. A quem pense que ser uma dupla é namorar, imagina só que ilusão! É certo que vivemos na eterna ditadura dos pares, como já escrevi certa feita. Hoje, inspirada por Artur da Távola, namoro e suas qualidades é o tema.




Há quem pense que tem namorado só porque pode apresentar às amigas alguém. Há, veja que coisa, os que comemoram tal situação. Enquanto do outro lado da cidade, ou mesmo no apartamento vizinho, alguém se entristece porque está só nesta data. Mas há as que saem para comemorar a solteirice, sou dessas - confesso rasgadamente - embora este ano vá comemorar intensamente grata pelo companheiro ao meu lado.




Namoro é estar ao lado, porque acredito que não temos namorado, namoramos com. Com alguém que passeia de mãos dadas num feriado ensolarado pelas ruas da cidade sem destino certo ou para comprar cenouras. Com alguém que segura a mão num momento de fortes mudanças profissionais, no meio de uma noite de insônia. Com alguém que avisa da partida e da chegada quando viaja.




Namorar com alguém é compartilhar o filme cabeça ou a comédia rasgada, viver o silêncio ou dar ouvidos à profunda e incontrolável vontade de falar da parceira, atentamente, por favor. Com alguém se vai a restaurantes ou se pede a pizza da esquina (se na sua cidade tem esquina). Com alguém dividimos o medo, explodimos de paixão, às vezes damos um simples abraço aconchegante. Compartilhamos a vida intensamente, a cada momento, dia-a-dia.




Com alguém damos valor àquilo que é importante para o outro, sem contudo abrirmos mão de quem somos. Namora quem presta atenção naquilo que importa ao outro, dá ouvidos, abre os olhos, estende o braço e abre a mão para sustentar o sonho cor de rosa e jasmim, como Chagall na obra que ilustra este texto. Namoramos quando vamos para a cozinha juntos, tomar vinho e jogar conversa fora enquanto ela - ou ele - prepara algo com carinho super especial.




Namora quem olha nos olhos sem medo, quem come um pote de sorvete Alpino sem culpa, ao lado, disputando cada colherada, fugindo descaradamente da dieta necessária. Quem se aceita e aceita o outro como é - pacote completo - valorizando exatamente quem se é, e não apenas as partes ditas boas.




Namorar é, entre outras coisas ditas e não ditas, viver a cada dia o afeto acolhedor do abraço, o compartilhar do silêncio, a aceitação das diferenças, o delicado respeito à individualidade.




Eu namoro! Tu namoras? Se não namoras, neste dia 12 vá comemorar com os amigos, porque estes são para sempre! Se não há amigos por perto, então, prepare um lindo jantar para si mesma, tome um banho de espuma, à luz de velas, ao som de new age. Abra uma espumante maravilhosa, veja um filme divertido e comemore sua melhor companhia: você!






TODA MULHER TEM DIREITO A NAMORO, A AMIGOS E A BRINDAR A SI MESMA!




Respeite os direitos autorais. Se for citar, dê créditos.

Um comentário:

  1. Hoje vou comemorar com amigos,
    dançando de preferência!
    Adorei o cartão.

    Beijos

    ResponderExcluir

O que você acha?