Cartas de Anita Lopes

Decidi durante as férias que 2010 será o ano de realizar sonhos. Comecei bem, fazendo mudanças necessárias e deslocamentos importantes. Realizando sonhos lançados no universo no ano anterior. ''Sonhos'', esse é o tema do Blog da Maria este ano. Qual seu sonho? Eu? Bem, já plantei árvores e já tive filhos, agora quero publicar um livro e...

...Nos últimos meses venho colocando as pontas dos dedos nas águas da ficção. Com Anita Lopes tenho exercitado, por meio do gênero epistolar, um pouco de criação de personagens. Venho tateando o desenho do lugar dessa estória, assim como experimentando o tempo em que ela supostamente ocorre.

Sem todavia definir tempo ou espaço, Anita já viajou, mudou-se, testemunhou fatos históricos e tensões políticas nas 8 cartas até agora escritas a Caio Marques. Tudo precariamente contado, muito ainda por contar sobre quem é essa mulher que independente, inteligente e forte mostra-se uma guerreira feminista de coração delicado.

Anita Lopes ora fala abertamente, ora cifra suas mensagens para Caio. Este, vive fisicamente longe dela, mas desconfia-se foi ou é seu amante-confidente. Compartilham frequentemente as tensões de um trabalho ligado ao Estado, seja ele onde for, seja quando for. São cúmplices em opiniões e compartilham o círculo de amigos.

Anita Lopes ainda é uma personagem em construção. Ela tenta se estabelecer nesse espaço-tempo indefinido, com identidades fractárias, vai tecendo sua estória, como teço a cada linha minha identidade de autora. Ela estabelecerá contato com mulheres deste e de outros séculos que se destacaram por sua trajetória nas artes, na política, nas ciências, enfim que marcaram sua passagem por este mundo.

A ficção, para falar a verdade, é um terreno que durante anos permaneceu baldio e agora decidi cultivar. Ainda vagueio por ele e espero que possa cultivá-lo tornando-o um lindo jardim.

Nessa viagem que vinha fazendo solitária juntou-se Alberto que partilhará comigo o desafio de fazer interessante e verossímil a mulher sem espaço-tempo definido, construindo uma trajetória conjunta - ou não - para Anita e Caio, abrindo caminho para o esclarecimento desse espaço tempo não esboçado.

A experiência a que nos propomos é a de construir a estória juntos, porém sem interferir diretamente na narrativa e nos esboços e desenhos um do outro. Por isso, sabemos de Anita, por ora, o que ela nos tem mostrado. E de Caio o que Alberto nos irá apresentar em breve em seu Blog.

Nosso projeto conjunto é fazer a experiência de co-autoria não programada e construída também com aquel@s que eventualmente se interessem em abrir e colorir essa trilha conosco, no que se refere à relação Anita Lopes e Caio Marques..

Lanço Projeto Cartas de Anita Lopes, POR QUE


TODA MULHER TEM DIREITO A REALIZAR SEUS SONHOS!



QUAL SEU SONHO? Compartilhe!