terça-feira, 25 de março de 2014

Maria, Marias...Brasil de Muitas Marias...

fonte: http://www.muraki.org.br/mulheres-são-maioria-entre-os-novos-empreendedores


A participação de mulheres líderes (delegadas) foi inesquecível, 41% de participação feminina, na 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em 2008, a que acompanhei. No momento de retirar o certificado, a grande inspiração: Havia uma fila específica para as 'Marias'.

Somos muitas Marias no nosso Brasilzão. Somos Marias do norte, do sul, do sudeste, do centro-oeste. Somos Marias do nordeste. Bravas e fortes Marias. Somos Marias negras, pardas, amarelas, somos Marias arco-íris, multicores,coloridas, multi-facetadas. Somos Marias indígenas e quilombolas. Somos Marias no enfrentamento às desigualdades. Na luta pela igualdade de gênero, de raça e de etnia. Pelo respeito às diferenças, pelo direito à crença e pelo direito ao aborto legal.

Marias do Amparo, Marias da Conceição, Marias das Graças, Auxiliadoras e da Concepção. Somos Marias trabalhadoras rurais, Marias marisqueiras, sindicalistas, jornalistas, advogadas, professoras, pesquisadoras, psicólogas. Tão diferentes Marias! Somos tantas, todas juntas na luta por direitos básicos, direitos fundamentais. Direito de ser Maria!

Somos as Marias do rural e do urbano, do campo, da floresta, das bacias, das metrópoles, das aldeias e dos quilombos. Estamos em todas as partes, com sonhos, desejos, angústias e dúvidas. Queremos coisas diferentes, e, no fundo, as mesmas coisas. Somos diversas Marias, numa estrada una. Todas nós temos direitos, todas nós queremos mais.

Toda Mulher tem direito a uma vida com Paz, Amor e Respeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?