domingo, 16 de março de 2014

Dicas de Fortaleza - Tradição pé no chão no Rota do Sol Poente

A verdadeira arte de viajar...

A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!"

Mario Quintana

Fugi de casa. Vim parar em Fortaleza. Não poderia deixar de fazer aqui meu diário de bordo, nem de dar dicas de onde comer e passear na cidade. Voltei para casa. A casa das matriarcas, a casa de parte das minhas raízes, lugar de afetos, sabores e memórias. Compartilhar os cantinhos secretos de Fortaleza é o desafio. Para nós que não fazemos turismo de 'pacote'. Nem somos dados a 22 cidades em 10 dias, vale seguir as dicas de quem é da terra e as trilhas dos lugares onde os nativos vão.Camarão do Zé Lima é canto que só os nativos conhecem. E a fama do moço corre léguas, de tal modo que se parar na beira da estrada (estruturante) qualquer do povo saberá informar sobre o cabra que faz camarões de lamber os beiços. 

foto: Maria Cláudia Cabral

O local é agradável, corre vento fresco sob as árvores que cobrem as mesas na calçada. Localizado num final de rua, tranquilo e sereno, o atendimento é simpático e a fama do moço é maior que os sabores que oferece. Parece daqueles lugares que por um conjunto de peculiaridades caiu no gosto das pessoas, pela discrição e tranquilidade do lugar, longe do zum-zum da cidade grande, mas perto o suficiente para valer uma fugida na hora do almoço. Chegar ao Zé Lima é simples, na verdade. Basta seguir em direção a Caucaia. Na primeira rotatória, esquecer Caucaia e seguir em direção às praias. Na segunda rotatória entrar à esquerda, tomando a via estruturante e entrar na primeira oportunidade à direita. Nesta via vicinal seguir por cerca de 3km, observando à direita. Logo se avista o luminoso do Camarão do Zé Lima. Valem algumas dicas: 


  • Não vá no período de chuvas. As moscas insistem em compartilhar seu prato com você. Talvez à noite seja melhor;
  • Vá com amigos e amigas. O prato dá para 4 ou 5 pessoas tranquilamente e você gastará menos que uma sessão de cinema com pipoca;
  • Não tenha pressa. O lugar foi feito para relaxar;
  • Procure o Rodrigo, o garçom cantor de rock'n'Roll que tem funPage no FB;
  • Quase tudo é ''puxado'' no creme de leite, um bom vendedor da Nestlé esteve lá antes de você, então, cuidado se for intolerante à lactose!
  • Não tente algo com leite de côco, a tradição foi irremediavelmente atropelada.
      A comida é boa, o preço é justo. Não posso dizer que caí de amores, mas    não poderia deixar de contar desse cantinho que só os cearenses arretados conhecem. Contatos seguem abaixo: 




      Entrou por uma porta e saiu pela outra... Qualquer dia, conto outra...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?