quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Rio de Janeiro é Sujo!

... mas mesmo assim, continua lindo. E se a limpeza urbana [ou a urbanidade] não são o forte da cidade, certamente o transporte e a simpatia o são![ao menos do ponto de vista de uma brasiliense].

Ontem fiz o trajeto  Lapa - Ipanema - Lapa de ônibus e vi cenas memoráveis. Ora, quando em Brasília um cobrador, no horário do rush, diz ao motorista [em meio ao tumulto de 6 coletivos disputando espaço no ponto] 'peraí, meu irmão... as moças querem pegar esse!' Detalhe: com gentileza!

'Por favor', 'obrigada' e toda a ajuda possível para a usuária perdida são praxe. Dia seguinte, tomo o coletivo trajeto Lapa - Manguinhos - Lapa, penso: agora é linha para periferia, por certo será diferente. Ledo engano. Tratada com atenção e simpatia, chego à FIOTEC sã e salva. Na volta, a mesma coisa.

Sim, o Rio de Janeiro é sujo! Muito lixo na rua, esgoto a céu aberto em vários pontos, cheiro ruim. Mas, por R$2,75 (dois e setenta e cinco)! pude percorrer 35,7km, confortavelmente.

E aí vem a pergunta: o que se passa em Brasília? Para percorrer no máximo 16km, pagamos R$ 2,50, com direito a mau humor de motorista e grossura de cobrador. Motoristas não param no ponto e muitas vezes ainda dão banho de água suja nos passageiros que aguardam [pacientemente] por 40 a 60minutos na parada.

Não bastasse, os veículos são velhos e inseguros.

Ei! Agnelo! Faz um seminário com o pessoal do Eduardo Paes... Quem sabe o transporte coletivo em Brasília melhora!

...E o Rio de Janeiro continua lindo! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?