terça-feira, 8 de maio de 2012

Comidas de Rua - Brasília

É assim há muito tempo. Fico com esse desejo nada oculto de escrever um guia de lugarzinhos charmosos, gostosos e escondidinhos em Brasília [e nas cidades por onde ando]. Acaba que os dias passam, os meses passam e eu fico com um post aqui outro acolá sobre o tema.

Os da cidade em que vivo atendem pela tag 'Dicas de Brasília' e não se restringem a comidinhas de rua, bares, restaurantes, mas também contemplam diversos tipos de serviços [em geral bem ruins na capital federal], além de passeios.





Os das viagens que faço recebem a alcunha 'Diário de Bordo', em geral acompanhados de um subtítulo com o nome da cidade. Algumas delas, seja pela frequencia com que visito, seja pela imensidade de histórias para contar, recebem versões I, II, III and so on...



E não é que esses dias estava almoçando no bandejão do meu trabalho [carinhosamente chamado de Cólera] com os coleguinhas de repartição quando revelei esse meu lado ''guia-de-todas-as-coisas-menos-óbvias-das-cidades'''?! Meninos ficaram alvoroçados com as sugestões. Quase todos vindos de outras paragens, jovens e em busca de referências que possam lembrar ou [des]lembrar suas cidades nativas.

Foi aí que me dei conta que havia abandonado, não o desejo, mas o hábito de registrar essas experiências [gastronômicas ou não] vividas nas pistas de Brasília. E assim, resolvi retomar a idéia. Sai caro, é verdade, por que aqui não recebo 'jabá' para falar de um-seu-ninguém. Ao contrário, prezo muito a autononia de opinião.

E, decidida a retormar, pergunto aos amigos/as que acompanham o blog: Por onde começar? Deveria ser a partir de referências geográficas, especialidades, gênero??

Enquanto não recebo sugestões e não tomo a decisão, vou ficando por aqui, morta de vontade de comer um empanado de queijo mussarela frito, perfumado com salsinha e acompanhado de chopp gelado.



Entra por uma tesourinha* e sai pela outra, quem quiser que escreva outra.

Para entender melhor a cidade: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1575 Pesquisa de Flávia de Oliveira Maia Pires, que  é mestre em linguística, com graduação em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, ambos pela Universidade de Brasília.
Contato: Flávia de Oliveira Maia Pires pelo e-mail fmaiap@gmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?