quarta-feira, 2 de abril de 2014

Diário de Bordo - Pirenópolis - GO


Tinha muito mais a contar de São João Del Rei  - MG, mas engatei uma viagem para Pirenópolis-GO, uma semana depois. Então tá, né? Pirenópolis foi por um tempo uma das minhas 5 cidades favoritas no mundo, dividindo com Nova Iorque [elas têm nada em comum!], já quis até morar lá [por um tempo ou para sempre]. Mas ela ficou meio ''cheia demais'', ''barulhenta demais'', ''confusa e descuidada demais''. Por um tempo fiquei sem dar o ar da graça. Fui  some last week end e... Surpresa!

A cidade está se preparando para a Copa 2014. Talvez seja a única cidade que eu tenha visto no último ano que visivelmente está se preparando para a Copa. O acesso ao município está melhor conservado e melhor sinalizado. A entrada da cidade foi totalmente remodelada, tendo sido colocada placa de boas vindas em 4 idiomas (inglês, francês, espanhol e alemão). Quer mais?



Praticamente todas as fachadas de casas do centro histórico foram restauradas, a obra de reconstrução da Igreja da Matriz foi concluída, o Theatro restaurado e em funcionamento, uma subsede da UEG - Universidade Estadual de Goiás, cursos de inglês por todo lado, mais hospedagens familiares, mais pousadas (chegam a 110 atualmente). Acha pouco para uma cidade de 21mil habitantes?

A cidade está toda bem sinalizada e conservada, mas está acima de tudo viva! Pirenópolis está sabendo unir proteção ao patrimônio com fluxo, turismo e cultura.

E agora tem FliPiri 2014, uma das melhores festas literárias do país.




Entrou por uma porta, saiu pela outra... Qualquer hora conto outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?