sexta-feira, 8 de junho de 2012

Esplanada dos Ministérios e seus Sabores

É verdade o que dizem sobre 'não ter nada na Esplanada dos Ministérios'?! Sim e não. Estou parcialmente de acordo. Se procurar algo para comer após às 18h, realmente vai ficar a ver submarinos no Lago Paranoá. O mercado brasiliense, por desatenção ou seja lá pelo que for, ainda não se deu conta da quantidade de pessoas, em especial ocupantes de cargos elevados do Poder Executivo ficam trabalhando até mais tarde [bem mais tarde].

No entanto, durante todo o expediente, em especial do lado Sul da Esplanada, há muitas opções interessantes. A começar pela banquinha do bloco B (MMA e MinC). Lá é possível comer pastéis fritos na hora com direito a pedir caldo de cana [tudo pago, é claro!]. Lá também é possível encontrar diversos sucos industrializados e refrigerantesm [passo], além de uma máquina de café para fugir do cafezinho-de-repartição vez ou outra. Na mesma praça é possível encontrar salada de frutas feita na hora.

Aliás, a salada de frutas da estação feita na hora é um acepipe encontrado em várias partes da Esplanada dos Ministérios. Nas barracas que comercializam as saladas é possível também optar por pedaços de frutas ou frutas inteiras. Opção saudável e refrescante, super dica para os dias quentes e secos.

Andando mais dois ou três Ministérios em direção ao Itamaraty, no período da manhã, é possível encontrar o 'moço-da-tapioca'. Tapiocas feitas na hora, de diversos sabores. Ainda não experimentei, mas já o vi preparar algumas vezes. Parece ótima.

É possível encontrar também as empadinhas da Japa. São feitas com a tradicional massa podre [empada carioca] e recheadas com carne seca e catupiry, palmito, camarão ou frango. Super fresquinhas e saborosas. A Japa vende seus quitutes em frente ao Ministério da Saúde a partir das 16:30h. Ao lado dela estão a senhorinha dos biscoitos de queijo e os pães especiais dos gaúchos.

É possível encontrar pães especiais feitos pelos dois irmãos por volta das 16:30h, nos Ministérios da Saúde e da Cultura], mas cuidado! Caso não pegue seu pão até às 17h, corre  risco de ficar sem. Os pães em tamanhos individuais recheados ou grandes [diversos sabores], acabam muito rápido. Recomendo em especial o de goiabada com queijo e o de peito de peru com requeijão. Entre os tamanho família, não deixaria de mencionar o multigrãos e o pão de mandioca.

Fica a dica para os forasteiros, desterrados e expatriados que andam lavorando por aqui.



2 comentários:

  1. Oi Cláudia,

    valeu a dica, de fato fazemos juízo de que a Esplanada não passa de cemitério gastronômico. Você mostrou que dá para se virar por lá.

    Ótima sexta-feira para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Will! Vamos seguir publicando dicas para os amigos e amigas que vieram passar uma temporada na Capital Federal, seja bem vindo!

      Excluir

O que você acha?