sábado, 2 de outubro de 2010

Funcho

Descobri o funcho como alimento recentemente. Tive um estreito contato com ele quando a Bella nasceu. Naquela ocasião havia uma surto em Brasília de funchicória, um pó branco, vendido em farmácias de manipulação que servia para as cólicas dos bebês. Minha experiência com as cólicas da Bella e a funchicória  foi boa, mas não mágica.

Mas, saibam que embora soubesse naquela época tratar-se de um vegetal, assim como a chicória, para mim era um ser de outro planeta. Jamais havia visto aquilo na vida real, apenas em forma de pó.

Eis que dia desses, acompanhando Jamie Oliver, vi pela primeira vez o vegetal aí em cima: Funcho. Ele é uma espécie de erva-doce e todas as suas partes são comestíveis. É um alimento funcional, excelente para o sistema digestivo, sendo também antisséptico. Decidi que ia fazer a tal receita de funcho.

Fui ao mercado comprei um bulbo e pensei: O quê acompanhar? Funcho é excelente acompanhamento para peixes, mas, segundo Jamie acompanha também suínos, cordeiro e frango, além de ser alma gêmea para batatas. Encontrei belos filés de suíno, passeei um pouco mais entre as gôndolas do super e decidi fazer batatas, assim, se Bella não gostasse do funcho havia a opção de uma de suas referências prediletas: batatas assadas recheadas.
foto: Blog As Minhas Receitas


O funcho fiz exatamente como Jamie ensinou no GNT, apenas substituindo vermute por martini. Na verdade escolhi o Martini por eliminação: era o que de mais saboroso havia entre as bebidas destiladas da casa de K. O tempo de forno deve ser seguido à risca para que o funcho fique macio, porém ainda com alma (al dente). Evite deixar passar demais para que não perca o melhor de sua textura crocante.

Preparada a travessa do funcho, separei e pus-me a fazer as batatas. Em geral eu as preparo no forno, sem papel alumínio, embora demore mais, a casca fica super crocante o que confere um som especial a elas. No entanto, como estava testando uma nova receita, não queria que nada desviasse a atenção do funcho. Preferi assá-las no microondas. Funciona bem, desde que a crocância da casca não faça parte de sua wish list.

Vale lembrar que ao assar batatas no microondas é importante fazer furos na casca com a ponta de um garfo, para que não explodam. No meu caso, eram 3 batatas grandes, meu micro já chegou à maioridade - mesmo! - então precisaria de duas sessões de 6 minutos cada. No intervalo virei as batatas. Findo esse processo, abri as batatas e as recheei com bacon bem magro assado, manteiga de verdade e requeijão cremoso. Em lugar do requeijão fica muito bom cheddar, mas não consigo encontrar o tal queijo, apenas arremedos dele nos mercados da cidade. Tendo-as recheado, deixei-as esperando a última forma, enquanto os funchos assavam em forno convencional.

Os files de suíno foram temperados apenas com sal e pimenta do reino e cobertos com generosas rodelas de limão siciliano. Confesso que fiquei viciada neles por causa do Jamie. Jamais havia feito file de suíno, eles estavam abertos em bife, assim decidi grelhá-los, com a eterna preocupação de que a carne ficasse bem cozida, afinal aprendi nos tempos idos - e há muito idos - que carne de porco deve ser muiiiiiiiiiiito bem cozida. Gostaria, talvez, de sentir-me livre dessa crença, já que cortes magros de porco ficam um pouco secos se assados demais.

No final do cozimento do funcho tínhamos os bifes grelhados, as batatas um último minuto no micro, para mesclar manteiga, requeijão e panceta com a maciez das inglesas.

Resultado:

Funchos assados são deliciosos, tem um sabor refrescante, que lembra anis.

As batatas ficaram boas, no entanto, ainda prefiro a versão com casca crocante, além de terem uma cor mais apetitosa, ficam realmente mais saborosas.

Dos suínos, prefiro outras partes. O filé é um pedaço perfeito, sem retoques e, por isso mesmo, previsível. Não há como dar errado, no entanto, tampouco provoca emoções desconcertantes. Filés suínos são como pessoas que seguem todas as regras da moralidade do corpo, não permitindo que sua alma imoral manifeste-se vez ou outra.

Bella experimentou o funcho sem sacrifícios, chegou mesmo a gostar da receita, sem grandes paixões. Segue tendo escancarada preferência pelas batatas recheadas com filé de porquinho.

Autocrítica: Deixei passar um pouco o tempo do funcho, de maneira que ele ficou macio deeemais. Não à toa, recomendei acima obediência cega ao tempo sugerido por Jamie.

Respeite os direitos de autoria. Se for citar, dê créditos à autora.

2 comentários:

  1. Comi muito funcho quando era criança, minha mãe plantava na horta de casa. Era abslutamente delicioso chupar aquela plantinha o dia todo...Pra mim, funcho tem cheiro de infância. ^^

    ResponderExcluir

O que você acha?