quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mudança III - A Batalha Final



Muito bem, hora enfrentar a batalha final. Claro que se você fez os passos anteriores a luta pode não ser um bicho de sete cabeças. Certo é que olhar em volta um apartamento vazio de idéias e cheio de caixas por todos os lados, depois de um dia inteiro coordenando os-moços-fortões-da-mudança, correndo para um lado e outro com um olho no que está fazendo e outro no que eles estão fazendo, é de doer de tão triste. Sim, amigas e amigos, é triste. Dá uma sensação de desamparo que só um banho morno, seguido de um chopp gelado com pizza-altamente-calórica pode resolver.


Essa sensação de desamparo não durará por muito tempo, eu afianço. No dia seguinte, quando o sol entrar na janela do seu quarto, as caixas ainda estarão lá, mas o sua cabeça já estará cheia de idéias para o novo ninho. Aos poucos, vá arrumando cada cômodo, por ordem de prioridade, como ja mencionei no post anterior sobre o tema.


Controle-se, nada de se afobar e começar a arrumar três cômodos ao mesmo tempo. Você terminará por deixar tudo pela metade e garanto que no final do dia estará podre de cansada e com a sensação de que nada foi resolvido. Melhor se concentrar em cada parte, assim as pequenas vitórias serão sentidas como grandes conquistas.


Não se preocupe em decidir onde pendurará aquele quadro-que-seu-pai-pintou-quando-sua-mãe-estava-grávida-de-você ou o primeiro desenho da sua filha. A distribuição da ''coleção'' de arte é a última etapa do processo, isto porque você precisa deixar algo para as amigas do sábado palpitarem. Não ouse desconsiderar esse importante ritual da mulher moderna.


No meu caso, quando recebi as 'meninas' no Pique-Nique na sala, não havia sequer lustre ou lâmpada no aposento. O evento, regado a espumante e acepipes diversos, foi realizado a luz de velas, não só por charme, mas também por causa da precariedade do 'campo de batalha'.


Faça uma lista das providencias prioritárias e tente resolvê-las tão logo seja possível. Concerto de fechadura, instalação de filtro de água, ajustes da rede elétrica, cortina no box são questões de fácil solução e que precisam de cuidados urgentes. Lembre-se de ir ticando a lista ou escrevendo ok ao lado e depois me conte a deliciosa sensação de ver como durante um período quantas coisas você conseguiu resolver só por ter escrito a tal lista de prioridades. Organizar seus afazeres por prioridades faz seu tempo render muito.


... E quando o tempo rende, podemos encontrar as amigas, embaixo de um bouganville, em torno de uma toalha xadrez, com morangos, bombons, espumante e histórias deliciosas de todas nós. Mesmo que seja a luz de velas por que na sua lista faltou colocar: comprar um bocal de cerâmica 'XPTO' para o lustre da sala.

Entrou por uma porta, saiu pela outra e quem quiser que marque outra tarde gostosa como aquela, porque


TODA MULHER TEM DIREITO DE COMPARTILHAR AFETOS COM AS AMIGAS NO MEIO DA MUDANÇA OU EM QUALQUER OUTRA OCASIÃO.

Um comentário:

  1. Minha Querida e Admirada Maria Cláudia,
    Ao receber sua mensagem tive um leve sentimento de culpa - ''Dá uma sensação de desamparo...'', pois havia me programado para ir no sábado, comprei minha almofadinha para marcar minha presença como amiga na sua vida e fui vencida pelas mil e uma atividades que reservo para o sábado - uma sensação de impotência, incompetência e tudo mais. Ainda bem que tenho essa segunda chance! Um grande beijo e até lá.
    Graça

    ResponderExcluir

O que você acha?