terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Gosto

Outro dia uma-amiga-de-uma-amiga-minha contava que não consegue cozinhar só para ela. Nos fins de semana, quando não sai para almoçar com amigos ou amigas – ou ambos – acaba se alimentando de tudo-e-qualquer-coisa que encontra na geladeira. Argumentava, que não vê graça em preparar uma refeição completa para si mesma, preparar a mesa e comer sozinha.

Pensando sobre o tema, busquei referências para falar sobre o assunto. No último sábado, por exemplo, comecei a preparar a refeição ao meio dia, terminei o cafezinho – aromatizado com amêndoas – às quatro da tarde, no sofá, completamente satisfeita (e sozinha). Desde a escolha do menu, passando pela compra dos ingredientes, a decoração da mesa e à escolha da música, tudo foi minuciosamente selecionado com a finalidade de me proporcionar um momento de afetividade e magia.

Aprendi em casa que comida é expressão de afeto. O ato de cozinhar é declaração de amor. Cozinhar é linguagem. O tempo e a energia dedicados à preparação de um prato, a forma de apresentação, o cuidado com a arrumação da mesa, a harmonização do prato com a bebida e a música, com o clima fala sobre a relação entre quem prepara e para quem se prepara.

Cozinhar, para mim, é: Pura Magia. Combino elementos com sabores, com texturas, com aromas e com cores diferentes. Essa combinação tem algo de alquimia e de intuição. Os elementos e os sentidos são equibilibrados num bom prato, porque a nutrição é antes de tudo equilíbrio e o paladar não é um sentido solitário.

Ao contrário, a ele estão inexoravelmente associados o olfato, o tato, a audição e a visão. A refeição é, portanto, integração dos sentidos com tudo o que compõe o momento. Por isso mesmo, deve ser vivido com consciência e presença.

Pode ser ainda oportunidade de reunir pessoas queridas para confraternizar, compartilhar o tempo, as idéias e o prazer da comida. Esses encontros, regados a boa bebida, a leveza e a alegria são oportunidades incríveis de pausar a vida e entregar-se ao hedonismo pleno.

E aí vem a questão: É possível extrair prazer, afeto e nutrição quando se está sozinha?

Ixi, claro!- Não hesitaria em responder. Importa saber, no entanto, o quão importante você é para si mesma, o quanto de estima e cuidado tem por si. Quando a auto-estima está em alta, fica fácil dedicar poucos minutos ou horas preparando uma deliciosa refeição, arrumar uma bela mesa, com direito a melhor louça e as taças incríveis de cristal – presente especial do último Natal - com direito a flores, criar um clima, escolher trilha sonora, especialmente para si. Esta é uma manifestação inequívoca de cuidado e afeto.

Escolher os melhores ingredientes, equilibrar os elementos da refeição para que seja nutritiva e saborosa; preparar com atenção e com desejo; temperar com o coração, sentindo a seleção de especiarias e compensando sal, doce, ácido e básico – yin e yang – optando por aromas harmônicos. Arrumar o prato ‘’como se fosse um ramalhete de flores do campo’’ significa nutrição plena do corpo e da alma.


Durante a refeição importa saborear, trazer para as papilas gustativas, o olfato, o tato e, por que não a audição, boas lembranças. Viver o momento, estar presente. Sentir de verdade a temperatura, a textura, o sabor, o aroma. Sentir a música ao fundo, sem ser agredida por ela, é puro prazer. Aposto que não dá nem para sentir o tempo passar ao viver intensamente esse momento inteiramente seu, porque:


TODA MULHER TEM O DIREITO DE RECEBER PRAZER E AFETO – PRINCIPALMENTE DE SI MESMA.

5 comentários:

  1. Voltei a cozinhar desde que vim à Belém... O melhor é o agradecimento: pela refeição e por não ter esquecido como se faz... Este fim de semana que se passou teve lasanha em casa, mas para os amigos, com uma boa roda de viola até o início da noite...
    Ah! E, vez por outro, degusto o licor ao final da refeição...
    Que coisa, hein?
    Ah!2... se vieres para a Feira do Livro, trás um sortimento daquele café que conheci por ti? Não o encontro aqui em Belém...
    Vida Maria!

    ResponderExcluir
  2. favor me comunicar URGENTE onde é que a senhorita tá conseguindo achar café aromatizado. já rodei todas as filiais do carrefour, pão de açúcar, big box, fui ao wallmart e até à superadega, e NADA de encontrar esse maldito café. já to começando a achar que foi o merchan no meu blog q provocou essa onda de produto em falta. kkkkkk ;D

    ResponderExcluir
  3. kkkk...eu mesma aromatizo o café, querida amiga. Em um post futuro, prometo ensinar como se faz... besos

    ResponderExcluir
  4. saudades de café sem açúcar, no ponto : ) as trilhas, sonoras e/ou sentimentais, e conversas sem trilhas.

    concordo com o todo... banquetear a si mesmo, em homenagem a si, é um privilégio de autenticidade garantido a poucas pessoas. banqueteAR-SE mesmo. as idéias no preparo, as idéias na comida, as idéias no estômago, as idéias digeridas.

    ^bijus!

    p.s.: pô, amar é importante ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse seu texto meu deu uma grande saudade, eramos 4 amigas que durantes anos nós encontravamos para fazer um almoço de fim de ano e colocar as fofocas em dia cada uma tinha que fazer um prato diferente para superar nossos limites, que pena acabou 2 viraram energia a outra esta na França perdida em alguma caverna.
    Mas tenho muita saudades desse tempo!
    Ps quando for fazer um ritual desse por favor me convide!
    Beijus!

    ResponderExcluir

O que você acha?